Substitua os químicos por produtos de limpeza naturais

Caso pretenda substituir produtos de limpeza químicos por produtos naturais, mais sustentáveis em termos económicos e ecológicos, deve fazê-lo faseadamente. Não elimine radicalmente os produtos químicos que tem em casa vez pois, desta forma, poderá escolher de entre os vários produtos naturais, o que mais lhe agrada para fazer determinado tipo de limpeza.

Saber escolher os produtos para fazer uma limpeza mais natural e ecológica

Há diferentes ingredientes possíveis de serem utilizados para fazer uma limpeza da casa mais sustentável e económica, praticamente todos eles fáceis de encontrar em qualquer superfície comercial.

Saiba quais são os produtos naturais que permitem fazer uma limpeza da casa económica e eficaz, mantendo-a impecável e sem quaisquer substâncias químicas perigosas.

  • Amónia
    A amónia é eficaz na limpeza de quase todas as superfícies domésticas. Deve, no entanto, mantê-la fora do alcance das crianças.
  • Bicarbonato de sódio
    Entre as várias finalidades, o bicarbonato de sódio elimina os ácidos, atua como desengordurante e desodorizante de espaços.
    Use o bicarbonato para limpar o forno do fogão de forma eficaz e não tóxica. Para tal, basta que aplique uma pasta de bicarbonato e água no forno, deixando atuar durante algumas horas (por exemplo durante a noite). O melhor será limpar o forno do fogão com regularidade, preferencialmente após cada utilização.
    Embora não sendo um substituto do detergente da roupa, o bicarbonato de sódio é um excelente ativador da sua ação de limpeza, permitindo gastar apenas metade do detergente comum. Para tal, baste colocar metade da dose de detergente e 1/4 de bicarbonato (para lavar e amaciar roupas mais sensíveis). Para as em roupas mais sujas e resistentes, poderá usar bórax.
  • Bórax
    Desodoriza espaços, inibe o crescimento de bolor e mofo, aumenta o poder de limpeza do sabão ou dos detergentes e remove nódoas.
    Para produzir um lava tudo caseiro, basta dissolver duas colheres de sopa de bórax e uma de detergente/sabão num litro de água. Esta solução de limpeza pode depois ser depositada num recipiente com pulverizador e utilizar sempre que necessário.
  • Sabão
    O sabão é um excelente produto de limpeza natural, que se revela eficaz sobretudo na lavagem e tratamento de roupa.
  • Sal
    Além dos fins culinários para que o sal é vulgarmente utilizado, ele é também um excelente produto de limpeza natural. Veja as suas várias opções no artigo que escrevemos acerca da utilização do sal nas limpezas domésticas.
  • Sumo de limão
    O sumo de limão é bom para limpar vidros, remover manchas do alumínio e da porcelana e também pode algumas nódoas. Na lavagem e tratamento da roupa, o sumo de limão funciona como branqueador natural, colocando as peças a corar ao  sol.
  • Vinagre
    O vinagre dissolve calcário e remove eficazmente a gordura. O vinagre também é um ótimo produto natural para limpar o interior do frigorífico e remover odores aí existentes.
    Para limpar a sanita, experimente colocar uma chávena de vinagre e logo a seguir um pouco de bicarbonato de sódio. A junção destes dois produtos originará uma reação que assegura a limpeza da sanita. A junção destes dois produtos também é eficaz para desentupir canos. Quando a reação assentar, deite água a ferver, completando assim o processo de desentupimento.
    Veja outras utilizações do vinagre no espaço que dedicámos para descrever as diversas utilizações do vinagre como produto de limpeza natural.

One Response to Substitua os químicos por produtos de limpeza naturais

  1. Naoel diz:

    ACHEI INTERESSANTE E REPASSO AOS MEU AMIGOS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *